O Carnaval da Holanda

É consenso mundial e automático falar no Brasil quando se pensa em Carnaval. Mas depois que se vai à Holanda – justamente no mesmo mês de fevereiro (ou março) -, esse conceito pode mudar. Muitas cidades do sul da Holanda celebram o carnaval como um feriado de celebração importantíssimo. Levam a sério mesmo.

Celebração de Carnaval na cidade holandesa de Maastricht

Em algumas cidadezinhas como ‘s-Hertogenbosch (também conhecida como Den Bosch) não há necessariamente o show de fantasias espalhadas pelas ruas, mas sim, impera o tricolor de amarelo, branco e vermelho em enfeites, laços, bonés, e por aí vai. Cada região tem seu próprio hino, sua própria marchinha, seus próprios costumes que ditam a musicalidade dos quatro dias de festa. Descendo um pouco mais para Maastricht, a sexta-feira de Carnaval já dá as boas vindas para os turistas que descem pela estação principal – também decorada com as cores da festa – e já chegam em êxtase para quatro dias de festa.

Família holandesa fantasiada durante o Carnaval de Maastricht

A sensação é de estar num Carnaval tão alegre e popular como o do Brasil, só que com um grau de "civilidade" maior: as pessoas caminham pelas ruas de bar em bar, com copos de vidro na mão, cantando e dançando, do filho ao pai até o avô, e essa comunhão vai até o fim do dia (leia-se: sem violência nem baixaria nem desrespeito), até a festa em que mais se vê os últimos resistentes etílicos. Ah, detalhe: não há pessoas nuas… convenhamos, com aquele frio... Difícil se despir tanto.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido