Alemanha

/

Assmanshausen & Rüdesheim am Rein

O verão no interior da Alemanha

Minha primeira noite em Assmanshausen am Rhein foi insuportavelmente quente. Daquelas que enlouquecem no meio da noite, abrindo todas as janelas, e um leve arrependimento de estar numa cidadezinha minúscula no meio da Alemanha, em pleno verão europeu. Isso porque hotéis tão antigos como esse onde nos hospedamos - Berg’s Alte Bauernschänke – tem uma estrutura totalmente voltada para os dias frios: quartos com carpete, madeira maciça, tetos bem baixos. É a junção perfeita, se não claustrofófica, para um efeito estufa. Mas quando se acorda, tendo passado o pior daquele abafado da noite, sente-se uma brisa deliciosa da montanha Taunus que de repente nos dá conforto. Fazer esporte ou apenas caminhar ao redor do rio Rhine, logo cedo, é inesquecível. Quase não se vê gente circulando pela cidade, além de não haver carros - bem, talvez um ou dois -, motivos que já transmitem uma sensação de paz. Imagine todo esse cenário de zero poluição sonora e visual em um local cuja paisagem é de tirar (ou dar!) muito fôlego. De verdade há poucos lugares no mundo que me emocionam quando fecho os olhos e lembro dessa paisagem.

Tão prazeroso quanto praticar algum esporte ou apenas caminhar pelas manhãs de Assmanshausen é também sentar num dos banquinhos em frente ao rio e apenas sentir o tempo passar. Falei para amigos que essa é uma viagem para se encantar, desacelerar e inspirar. A gente vive tão acostumado à loucura da rotina que quando viaja, também entra numa maratona desenfreada de museus, restaurantes, parques, concertos, bares.... sem dedicar um pouco de tempo para o ócio.

Em tempo: a região de Assmanshausen é bacanérrima para quem curte hiking. São 320km entre Bonn e Wiesbaden, na famosa trilha chamada Rheinsteig que passa por regiões importantes e patrimônio da Unesco pelo rio Rhine. É a maior e mais importante trilha da Alemanha toda. Dá para se dividir em trajetos mais ou menos longos, de acordo com o seu ritmo e preferência, incluindo regiões vinícolas, florestas e outras paisagens de vistas espetaculares. Pra quem quiser, dá pra fazer essa trilha de carro, barco ou misturá-la entre essas modalidades como a caminhada.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido