O verão no interior da Alemanha

Minha primeira noite em Assmanshausen am Rhein foi insuportavelmente quente. Daquelas que enlouquecem no meio da noite, abrindo todas as janelas, e um leve arrependimento de estar numa cidadezinha minúscula no meio da Alemanha, em pleno verão europeu. Isso porque hotéis tão antigos como esse onde nos hospedamos - Berg’s Alte Bauernschänke – tem uma estrutura totalmente voltada para os dias frios: quartos com carpete, madeira maciça, tetos bem baixos. É a junção perfeita, se não claustrofófica, para um efeito estufa. Mas quando se acorda, tendo passado o pior daquele abafado da noite, sente-se uma brisa deliciosa da montanha Taunus que de repente nos dá conforto. Fazer esporte ou apenas caminhar ao redor do rio Rhine, logo cedo, é inesquecível. Quase não se vê gente circulando pela cidade, além de não haver carros - bem, talvez um ou dois -, motivos que já transmitem uma sensação de paz. Imagine todo esse cenário de zero poluição sonora e visual em um local cuja paisagem é de tirar (ou dar!) muito fôlego. De verdade há poucos lugares no mundo que me emocionam quando fecho os olhos e lembro dessa paisagem.

Interior da Alemanha na cidade de Assmanshausen
Casas antigas na cidade alemã de Assmanshausen
Vinhedos nas montanhas Taunus na cidade de Assmanshausen na Alemanha

Tão prazeroso quanto praticar algum esporte ou apenas caminhar nas manhãs em Assmanshausen é também sentar num dos banquinhos em frente ao rio e apenas sentir o tempo passar. Falei para amigos que essa é uma viagem para se encantar, desacelerar e inspirar. A gente vive tão acostumado à loucura da rotina que quando viaja, também entra numa maratona desenfreada de museus, restaurantes, parques, concertos, bares.... sem dedicar um pouco de tempo para o ócio.

Em tempo: a região de Assmanshausen é bacanérrima para quem curte hiking. São 320km entre Bonn e Wiesbaden, na famosa trilha chamada Rheinsteig que passa por regiões importantes e patrimônio da Unesco pelo rio Rhine. É a maior e mais importante trilha da Alemanha toda. Dá para se dividir em trajetos mais ou menos longos, de acordo com o seu ritmo e preferência, incluindo regiões vinícolas, florestas e outras paisagens de vistas espetaculares. Pra quem quiser, dá pra fazer essa trilha de carro, barco ou misturá-la entre essas modalidades como a caminhada.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido