Safed (Tzfat): a cidade mística da cabala

Seja você praticante ou não da cabala (Kabbalah), vale uma visita à bela e pequena cidade de Tzfat (nome hebraico), também conhecida como Safed. Localizada ao pé de uma colina, a 1000 metros acima do nível do mar, é a cidade mais alta na Galileia, motivo que lhe concede um visual lindo das montanhas verdes que a cercam. 

O que tem de especial: Ela se tornou, desde 1600, um centro espiritual e uma das quatro cidades sagradas de Israel (junto a Jerusalém, Hebron e Tiberíades). Lá se instalaram estudiosos, rabinos, religiosos e entusiastas do misticismo judaico e até hoje Tzfat é procurada por quem deseja se espiritualizar e estudar a Torá.

Como chegar: fica mais ou menos 02 horas de carro de Tel Aviv, também podendo ser acessada de ônibus. Pra conhece-la bem, comece pelo “Bairro dos Artistas”, formado por casas de pedra, sinagogas, estúdios e oficinas de artistas espalhados em antigos becos pitorescos e ruelas estreitas. Nesse bairro artístico há uma série de lojas cujas vitrines enchem os olhos com uma imensidão de coloridos em quadros, esculturas, jóias e tudo quanto é tipo de artesanato – sofisticado -, todos muito bem feitos e que certamente vão dar vontade de comprar.

Quanto tempo ficar: Passei pouquíssimo tempo e senti falta de não ter ficado mais, por pelo menos 02 a 03 dias, pois a cidade tem uma energia e uma atmosfera acolhedora e misteriosa, nos transmite paz. Chegando lá, em grande parte do ano, encontra-se um clima quase de vilarejo, muito calmo e tranquilo. A localização geográfica elevada e sobre as montanhas nos deixa respirar um ar mais puro e, mesmo no verão, o clima é ameno e esfria ao entardecer. Também de lá – especialmente nas ruelas escondidas em passagens estreitas - consegue-se ver um lindo pôr-do-sol sobre as Colinas da Galiléia… muito lindo.

Há muito mais para se conhecer em Tzfat, além do Bairro dos Artistas; são séculos de história enraizada naquele solo cheio de escadarias e paralelepípedos, detalhes que requerem atenção a um bom observador e também um pouco de sensibildiade para se deixar levar pelo clima místico e espiritual da cidade.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido