Alemanha

/

Leipzig

Rua "Karli”: uma ode ao antigo Partido Comunista

Muitas cidades no mundo tem a sua Rua Karli. Mas o que isso significa? Que determinada rua foi parte significante da historia da cidade, ponto de referência e localização, e que poderia ter servido para algum propósito histórico-comercial de antigamente e, na atualidade, assume uma nova e importante função. Em Leipzig, essa rua se chama Karl-Liebknecht-Strasse, abreviada carinhosamente como Karli.

Seu nome foi batizado em homenagem ao antigo socialista e político alemão de mesmo nome, importante figura no movimento esquerdista que surgiu em torno de 1916 na Alemanha (Partido Comunista), em oposição ao regime social-democrata vigente, e colaborador de Karl Marx e Friedrich Engels. Fora do Centro, a Karl-Liebknecht-Strasse é a principal rua e mais popular de Leipzig. Ela corta o descolado bairro de Sudvorstadt e sua vida noturna é tão agitada quanto a diurna. Graças, principalmente, pela população jovem-estudantil que lota seus bares, cafeterias, lojas e espaços coletivos de arte e experimentação que formam a personalidade da Karli.

É muito interessante ver a semelhança que essa rua tem com algumas de Berlin: casas e prédios pequenos grafitados, outros antes abandonados depois da Segunda Guerra e agora tomados por arte e cultura, pessoas circulando com corpos tatuados e piercings, ninguém ligando para a maneira como o indivíduo ao seu lado se expressa. Tudo muito livre e aberto para expressões artísticas. Pra quem é jovem, hoje, em Leipzig, não tem lugar que mais seja acolhedor e transmita seu espírito transgressor e liberal que a Karli.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido